30 setembro 2010

[Dicas Saúde] Exercícios Mentais - Aprenda a Fazer!

Aprenda a fazer alguns Exercicios Mentais


Respire lenta e profundamente, começando pelo abdômen e enchendo os pulmões completamente, do diafragma para cima. Isto deve durar 5 segundos, e então solte, bem devagar. Fique 5 segundos com os pulmões totalmente vazios. Repita este ciclo por 4 vezes. Se ao fim, sentir-se tonto ou com algum desconforto indica que sua condição física está desequilibrada e precisa de tratamento antes de começar os exercícios psíquicos. Se não sentir nenhum desconforto, repita o exercício 2 a 3 vezes por dia, aumentando o período em que os pulmões são alternadamente seguros cheios e vazios, sem forçar a ponto de interferir com sua clareza de pensamento.

Antes de dormir, lembre-se de tudo que aconteceu durante o dia, de trás pra frente, começando pela noite e terminando na manhã.

O objetivo deste exercício é tirar do cérebro todos os fatos que atraem sua atenção formando a imagem mental de um objeto de modo que ele possa ser visto com os olhos fechados.
Escolha uma árvore e sente-se a sua frente numa posição confortável. Observe forma todos os detalhes da árvore, sua coloração, seus galhos, sua folhagem, etc. Depois de cinco minutos, feche os olhos e tente ver a árvore em sua mente. Abra os olhos e examine a árvore por dez minutos antes de fechar os olhos e construir sua imagem mental novamente.
Esta alternância deve ser repetida várias vezes até que a árvore possa ser vista com a mesma nitidez de olhos fechados ou abertos. A partir deste ponto, imagine as folhas caindo até que só restem galhos secos, imagine os galhos diminuindo até desaparecerem e só o tronco permanecer. O tronco diminue até desaparecer completamente, sobrando apenas a terra. A terra desaparece também, de modo que nada reste senão um branco. Você se torna parte do branco e também começa a desaparecer.

Escolha um relógio. Tome posição onde possa observá-lo sem ser interronpido. Observe suas características como o tamanho do mostrador, como são os números, a forma dos ponteiros, etc. Concentre-se em construir uma imagem subjetiva da frente do relógio. Depois de cinco minutos, feche os olhos e procure lembrar-se dele extamente como o viu. Tendo atingido o ponto em que a imagem mental seja igual a real, comece a fazer o relógio desaparecer. O ponteiro dos minutos desaparece, depois o ponteiro das horas e os outros detalhes do relógio. Imagine que os números desaparecem ao mesmo tempo, dizendo: "Estou tirando o tempo de minha cabeça". Imagine que o mostrador vai ficando cada vez menor até desaparecer, restando apenas a caixa do relógio. Ao imaginar que ela desaparece, você removeu o último elo com o tempo, sobrando apenas o vazio e sua individualidade.

Sente-se com as mãos sobre os joelhos e feche os olhos. Deixe se formarem cadeias de pensamentos e associações livres de imagens mentais. À medida que aparece cada cadeia de pensamento, observe com total desapego. Gradualmente as idéias tomarão uma direção definida.

O sucesso dependerá do desapego mental.

0 comentários:

Postar um comentário