18 março 2011

[Debate e Opiniões] Esmola: dar ou não?


Hoje conversando com meu avô ele compartilhou um comentário que escutou na rádio, um delegado de polícia alertando a população das conseqüências do ato de dar esmola, avisando que assim estariam apoiando o vício nas drogas e gerando insegurança a todos. De cara fiquei abismado com a idéia e de segunda fui absorvendo alguns argumentos do discurso de quase cinco minutos da am, e me vi sem resposta.

Não existe um registro histórico que marca o "início da esmola", acredita-se que desde as primeiras comunidades foi uma prática presente, a partilha de valores motivada pela emoção ou pelo descarte cotidiano (lixo). No reino irracional também é assim, muitas cadeias alimentares sobrevivem do excesso conquistado de outras.

Algumas religiões apontam a esmola com o sacrifício necessário para evolução espiritual, outras chegam ao ponto de pedinte e vivem financeiramente assim. Independente dos fins da caridade para as doutrinas,está presentes nas ladainhas.


Qual a sua opinião?
Participe comentando a postagem



A Opinião do Hippie

Como já disse fiquei relativamente confuso sobre o assunto. A pobreza e a necessidade sempre tocaram minha alma num misto de revolta ao governo e compreensão social.
A Revolta: Falta de apoio e de políticas sociais abrangentes. O capitalismo é a natureza do problema e o governo o câncer da situação. A subexistência de muitas pessoas é determinada pelo poder.
A Compreensão: Sentir a real da pobreza só quem está nela, e não posso mesmo fazer nada para mudar isso, mas incomoda meu bem-estar. Não me sinto melhor em nada em relação a um pedinte, na verdade teço um respeito, vejo força brotando em olhares, esperanças erguendo mãos. Pouco me importa se vai beber ou se vai comer, o que me perturba é a falta de possibilidades.
Outra coisa, depressão só é doença de gente rica, mas é uma patologia humana. Pobre depressivo é taxado vagabundo, já a dondoca é coitada.
Conclusão: A culpa é do governo sempre, não se pode sozinho transformar a realidade de ninguém ou a própria sem oportunidades. E se seu coração é duro suficiente para negar uma esmola pelo desprezo a condição do próximo, você também pode ser o câncer sem cura do nosso progresso.



Qual a sua opinião?
Participe comentando a postagem

7 comentários:

dinho-music disse...

algumas vezes eu dou esmola, é um assunto bem dificil, a pessoas que não dão.

Millena disse...

Dinheiro não dou, ainda mais se for para criança.Alimentos sempre dou.

Unknown disse...

Alimentos sim... Dinheiro jamais... Em muitos casos viram drogas ou bebidas...

Unknown disse...

dinheiro eu não dou...mas alimentos...ai e outra coisa...muitas pessoas usam a safadezas para poder ganhar dinheiro a custas de outras pessoas...

BAJ Downs disse...

dar dinheiro é meio embaçado, vai que ele que compra uma pedra de crack
mais vale da um prato d comida

Seriado para download
http://www.bajseries.cz.cc/

Mika Menezzes disse...

A questão da esmola é bem complicado, pois nunca sabemos se realmente estamos fazendo o certo. Porque pensamos da seguinte forma, se dermos irão se acostumar e se não dermos ficaremos com a consciência pesada e muitas crianças não teram o que comer.

pris disse...

as vezes eu dou as vezes eu nao dou... uma coisa é verdade eles tão pedindo, é um ato pacifico, tem pessoas que dão dão lição de moral enfim, faz parte da nossa sociedade, os assistentes sociais q cuidam dessa parte eu acho, mas e nós? também agimos de forma pacifica em relação a isso pra q a situação seja mais amena possivel, a verdade é cada um so se preocupa com a sua propria vida e pronto, eu tenho certeza q eu to redondamente enganada é so uma opinião ashuashuashaushaushasuh

Postar um comentário